quarta-feira, 10 de março de 2010





São Longuinho.

zé geraldo


Não conheço uma só pessoa que tenha perdido um objeto de estimação e, depois de desistir da busca, não tenha apelado para a ajuda de São Longuinho, o santo da Igreja Católica que, segundo a lenda, encontra todos os objetos perdidos. Longuinho vem de Longinus, nome comum aos mártires; longinus vem do grego lonkhe, que quer dizer lança.Na arte sacra, São Longuinho é representado por um soldado com uma lança apontada para os olhos, ou ainda com os braços abertos, segurando uma lança. Uma relíquia religiosa que se encontra em Viena é tida como a Lança de São Longuinho.Longuinho viveu no primeiro século da era cristã e teria conhecido Jesus como o Filho de Deus(Mateus 27:54; Marcos 15:39; Lucas 23:47).Segundo os historiadores, Longinus chamava-se Cássio, e era um dos centuriões romanos escalados para vigiar Cristo na cruz. Cássio sofria de um problema de vista, ou cegueira espiritual, de acordo com alguns relatos.Era costume da época quebrar as pernas dos flagelados para apressar a morte porque o martínio dos conenados não podia avançar sobre o pôr do sol, quando inicia-se o Shebat, dia santo dos judeus. Como Jesus já estava morto na Sexta-feira, Cássio evitou quebrar-lhe as pernas e, ao invés disso, decidiu espetar sua lança no coração do Cristo para certificar-se de que estava realmente morto. Um jorro de sangue do Nazareno atingiu-lhe os olhos e Cássio foi curado instantaneamente.Converteu-se ao Cristianismo e refugiou-se na Cesareia e na Capadícia, atual Turquia, onde virou monge. Descoberto, teve os dentes arrancados, mãos e língua decepados, e foi, ao fim, decapitado.  A tradição que o coloca como o grande santo encontrador de coisas perdidas reside no fato de que, tendo vivido às cegas a vida inteira, encontrou a luz, achou sua verdade justamente no momento em que desferiu em Cristo o golpe de misericórdia. No Leste Europeu, comemora-se o Dia de São Longuinho em 16 de outubro de cada ano; no Brasil e na Espanha, em 15 de março.

Oração de São Longuinho

"Glorioso São Longuinho, a ti suplicamos, cheios de confiança em sua intercessão. Sentimo-nos atraídos a ti por uma especial devoção, e sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus Nosso Senhor, se tu, tão amado por ele, nos fizer representar. Tua caridade, reflexo admirável, inclina-se a socorrer toda miséria, a consolar todo sofrimento, suprir toda necessidade em proveito de nossas almas e assegurar cada vez mais nossa eterna salvação, com a prática de boas obras e imitação de tuas virtudes. Amém!"

Os três pulinhos

Acredita-se, no Brasil, que São Longuinho acha os objetos perdidos(não achou sua fé?), mas aquele que pede e obtém a graça deve agradecer com três pulinhos, repetindo a oração. Ninguém sabe a origem dos três pulinhos, mas é bom não contrariar Nesse caso, siga este ritual:

São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (diga o nome do objeto perdido) dou três pulinhos e três gritinhos (Achei, São Longuinho!; Achei, São Longuinho!;Achei, São Longuinho!)

Pagando a promessa

Quando a pessoa encontra o objeto, precisa cumprir a promessa em devoção ao santo:

Lembrai-vos, oh, São Longuinho!, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem à vossa proteção fosse por vós desamparados. Assim, dignai-vos interpor em meu favor vossa valiosa intercessão perante Deus, para que conceda viver e morrer como verdadeira cristã e ainda me auxilie a encontrar(dizer o nome da pessoa ou objeto desaparecido e rezar um pai nosso, uma ave Maria e fazer o sinal da cruz). Amém!
__________________________

ilustrações
1.O autor é Juiz do Trabalho no Rio de Janeiro(7ª Turma) e, como diz Rita Lee num antigo sucesso, "não acredita em nada; só não duvida da fé".
2.Ilustração:http://3.bp.blogspot.com/_-s/Sumo8hblXaI/AAAAAAAACNI/nFTxB5SSk2s/s400/sao+longuinho.bmp

Nenhum comentário: